Som na Caixa

Nada Surf

The Weight Is a Gift
(Inker-Squat)

nadasurftheweightCurioso como o mundo dá voltas e o Nada Surf volta a experimentar o surfe na crista da onda. Depois de se destacar no mundo indie – guitarras melosas, melodias simples e vocal adocicado não negam a pecha – no finalzinho dos anos 90 e depois ficar um tanto fora e cena, a banda volta a ganhar moral. Questões conjunturais à parte, é preciso descobrir os méritos no trabalho do trio.

Para entender este quarto álbum, porém, é preciso dividi-lo em duas partes. Na primeira temos a banda e estado de graça, apresentando grandes composições e arranjos que primam pela simplicidade, sim, mas, sobretudo, pelo bom gosto; aquela coisa de saber colocar cada detalhe em seu devido lugar, de modo a realçar o conjunto da obra. O disco começa nesse pique com as ótimas “Concrete Bed”, “Do It Again” e “Always Love”, esta última melancólica e animada na medida certa, se considerarmos os contornos que o chamado indie rock têm recebido nos últimos tempos. São destaque nessa primeira metade as vocalizações criadas pelo trio - em “What Is Your Secret”, por exemplo. Muitas até fazem lembrar os bons tempos da música americana de Simon & Garfunkel.

Na segunda metade do disco percebe-se uma mudança de rumo, senão na banda como um todo, no repertório, que não funciona como na primeira. “Blankest Year”, por exemplo, vem com um riff pouco inspirado que lembra até o Capital inicial em “Música Urbana”, tenta ser dançante, mas fracassa. Num outro flanco, músicas lentas e dotadas de uma tristeza aguda, ou órfãs de guitarra em boa parte também destoam. É o caso de “In The Mirror” e “Comes a Time”. As quatro músicas do disco bônus de uma edição especial lançada nos Estados Unidos aparecem aqui como faixas bônus. Uma delas é “Concrete Bed”, em versão acústica, e outra, cantada em francês. Positivamente, elas pouco acrescentam. A impressão que fica é que a banda precisa desenvolver melhor o repertório de um disco antes de começar a gravá-lo, o que faz deste “The Weight Is a Gift” um álbum apenas regular.

Tags desse texto:

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado