Imagem é Tudo

Vários

Ed Sullivan’s Rock’n’roll Classics
Rock’n’roll Forever
(ST2)

rocknrollforeverEsta série mostra os principais artistas que estrelaram o programa do apresentador Ed Sullivan nos Estados Unidos. O programa durou até 1971, e foi parada obrigatória pra todos os grandes artistas da música americana, flagrando o surgimento do rock e de outros gêneros musicais daquele período. Este vídeo traz performance de 15 artistas, de Jackson 5 – onde Michael Jackson é apontado como revelação – a Janis Joplin.

Um dos momentos de maior importância é a apresentação dos Beatles, em sua primeira vez nos Estados Unidos, presença garantida através e uma milionária negociação. O evento marcou a entrada dos Fab Four no mercado americano e é considerado um marco na história do rock. Dois outros fatos mostram como, já naquela época, era reacionária a sociedade americana. Um envolvendo Elvis Presley, cuja performance só teve autorização para transmissão por parte da emissora e TV se as câmeras não mostrassem o cantor da cintura para baixo. Um constrangido Ed Sullivan teve que dizer para os telespectadores que Elvis era, sim, “um cara” decente. O outro ocorreu com o The Doors, numa noite em que Jim Morrison foi proibido de cantar alguns versos de “Ligh My Fire”, considerado uma apologia às drogas pela produção. Como a gravação foi ao vivo, ele não se submeteu à censura e cantou a música na íntegra, aplicando uma sai justa em Sullivan.

Outros destaques são Ray Charles, cantando “What’d Say” com uma verdadeira orquestra; Roy Orbinson, com “Oh, Pretty Woman”; The Temptantions e The Supremes juntos; e o Creedence Clearwater Revival. O interessante é que as apresentações são intercaladas com um pequeno histórico de cada época, situando o artista em sua cena. Uma mistura exata entre “clipes” e biografia.

Tags desse texto: , , , , , , , ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado