Imagem é Tudo

Vários

Glastonbury Anthems
The Best Of Glastonbury 1994-2004
(EMI)

glastonburyO Glastonbury Festival é de longe o mais bombado dos festivais de verão europeus. O Reading Festival é que anuncia o que vai rolar no mundo do rock na temporada seguinte, mas a diversidade musical, cultural e de comportamento encontra espaço é em Glastonbury. Nos últimos tempos, antes mesmo de ter uma única atração anunciada, os ingressos para o evento esgotam-se rapidamente. A coisa é tão complexa que reunir o melhor de uma única edição do festival já seria muita coisa para um DVD, quiçá dez anos, como se propõe este aqui.

São dezenove artistas que aparecem tocando uma música cada, certamente selecionados de acordo com os interesses da gravadora que lançou o DVD. Tem desde o (então) novato Franz Ferdinand, com a fraca “Matinee”, tocando com o dia claro, até o encerramento em 2004, com Paul McCartney comovendo a multidão com “Hey Jude”. No meio disso tudo, gente famosa como Coldplay (“Yellow”, 2002), com visual de palco idêntico aos dos shows que a banda fez por aqui em 2003; Blur (“This Is a Low”, 1998); e Placebo, com a chatinha “The Crawl”, no mesmo ano, num exemplo de que a escolha das músicas de cada artista não foi tão certeira assim. Ilustres desconhecidos por aqui, mas queridos por lá também marcam ponto, como o Ash (“Shining Light”) e Faithless (“When I Come”). Outros, em franca decadência, soam datados, caso do Prodigy, com “Brethe”, em 1997 – hoje isso não faz o menor sentido. No mais, é inacreditável que entre os melhores de dez anos de Glastonbury estejam gente como Chemical Brothers (muito visual e pouca música o vivo), Basement Jaxx e Fun Lovin’ Criminals.

Nos extras, uma turnê pelo campo do festival, onde aparecem desde as figuras mais insólitas, até gente preocupada em desenvolver trabalhos sustentáveis em prol da natureza; uma entrevista com Michael e Jean Eavis, idealizadores do festival original; um filme da edição hippie, de 1971; e galeria de fotos dos artistas selecionados. Pena que nada disso venha com legendas em português.

Tags desse texto: , , , , , , ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado